O que faz uma pessoa profissional de Back-End e qual é a sua importância no mundo da tecnologia? Quais habilidades são fundamentais para essa carreira? E como a área se destaca no mercado, especialmente com os avanços tecnológicos constantes?
As pessoas desenvolvedoras da área de Back-End são essenciais para praticamente tudo o que a gente usa em termos de tecnologia. Redes sociais, jogos, aplicativos, sites, portais empresariais e serviços online são apenas alguns exemplos de produtos desenvolvidos por essas pessoas especialistas. Com a presença e a importância do Back-End em praticamente tudo o que a gente utiliza, a demanda por profissionais qualificades e prontes para o mercado está mais alta do que nunca.
São muitas oportunidades de trabalho, desde empresas de desenvolvimento de software até organizações que precisam de plataformas personalizadas para gerenciar dados, como instituições financeiras, escolas, faculdades, empresas de logística e muitas outras.
Entre as habilidades fundamentais de uma pessoa profissional de Back-End está o pensamento computacional, essencial para o desenvolvimento de algoritmos e para traçar um caminho claro na resolução de problemas. Essa habilidade é super importante porque promove uma organização lógica do pensamento, garantindo que cada etapa contribua de maneira significativa para a solução final.
A área de Back-End continua bastante valorizada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, a média salarial para pessoas desenvolvedoras em Back-End está em torno de R$ 5.600.
Nesta edição do PrograMaria Encontros,100% online e gratuita, vamos explorar o universo do Back-End em um contexto de alta demanda por habilidades e competências na área. Vamos dialogar sobre a relevância do tema com especialistas que compartilharão suas trajetórias, experiências e dicas. Além disso, teremos grandes surpresas e oportunidades imperdíveis!
Inscreva-se e participe gratuitamente! !
19h00 - Abertura PrograMaria, com Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria
19h15 - Palestra "Como vim parar no Back-End?", com Monica Craveiro, Desenvolvedora Back-End na mLabs
19h30 - A jornada pelo Back-End: Minha primeira API
19h45 - Palestra "E as big techs, como resolvem tarefas tão complexas?", com Luana Pimentel, Desenvolvedora de Software no Mercado Livre
20h05 - Perguntas e Respostas com o público
20h15 - Encerramento
20h30 - Fim do evento
com Monica Craveiro
Recomeçar pode ser desafiador, especialmente quando os outros duvidam de nós, tornando difícil acreditar em nós mesmos. Mas é aí que a paciência, a resiliência e a dedicação se tornam nossas melhores aliadas! Cada passo, por menor que pareça, é um avanço em direção aos nossos objetivos. Muitas vezes, subestimamos nossas conquistas, mas, ao olhar para trás, percebemos o quanto já evoluímos e que nosso esforço está nos levando a um lugar incrível. E então, surge a pergunta: como vim parar aqui?
com Luana Pimentel
As big techs que conhecemos têm em seu dia a dia tarefas muito complexas para resolver. Nessa palestra, vamos introduzir como o uso do pensamento algoritmo e abstrações podem ajudar a transformar necessidades abstratas em código.
Monica Craveiro
Desenvolvedora Back-End na mLabs
Carioca, Bacharel em Sistemas de Informação e Matemática, Desenvolvedora Back-end, ex-patinadora artística, ex-aluna do [des]programe, {reprograma} e DigitalHouse, Professora de Programação, além de Participante e Palestrante em diversas comunidades de TI.
Luana Pimentel
Desenvolvedora de Software no Mercado Livre
Desenvolvedora de software há 18 anos, trabalha como programadora de software. Sempre se envolveu nas questões de Diversidade e Inclusão nas empresas em que trabalhou e acredita que a tecnologia é uma ferramenta de empoderamento que deve ser compartilhada.
Iana Chan
CEO e Fundadora da PrograMaria
Apaixonada por tecnologia e educação, formada em jornalismo pela ECA/USP, é fundadora da PrograMaria, negócio de impacto social com a missão de trazer mais diversidade de gênero para a área da tecnologia e eleita a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards, além de ter recebido o Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia. Trabalhou em grandes empresas como Editora Abril, Fundação Victor Civita e na Liga Ventures. Foi considerada pela revista Wired como uma das 50 pessoas que expandiram a criatividade no Brasil e foi eleita Profissional Tech do Ano pelo Prêmio Mulheres Que Transformam.
A PrograMaria é um negócio de impacto social com a missão de aumentar a diversidade na tecnologia. Focada na formação e no engajamento de mulheres cis e trans, e outros gêneros minorizados, promovemos, em parceria com empresas, eventos, cursos e outras soluções que impulsionam conexões e oportunidades para esses talentos. Foi acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora e residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia, além de ter sido reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019 e pelo Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia em 2021.