em parceria com
Mudar de carreira para tecnologia é uma possibilidade promissora e cheia de dúvidas:
Por onde começo? O que estudar? Será que é para mim? Como entrar no mercado sem experiência prévia?
Este evento foi criado para responder a essas perguntas com clareza, prática e exemplos reais. Você vai conhecer o passo a passo de uma transição de carreira para Dados, aprender como se organizar para estudar e fazer networking de forma estratégica, e experimentar o que a Análise de Dados pode fazer, mesmo que você nunca tenha trabalhado com isso antes.
De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2023, o emprego de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialistas em aprendizado de máquina de IA e profissionais de segurança cibernética, crescerá cerca de 30% até 2027.
05/02 as 19hs
online e ao vivo
com certificado
com Gaia Maria de Melos
Dicas práticas sobre como estruturar estudos, criar constância, participar de comunidades e usar o networking a seu favor na área de Dados.
com Carol Silva
Nesta palestra, vamos analisar informações simples de um evento para entender quem participou, de onde vieram e como esses dados podem ajudar a tomar melhores decisões. Uma breve introdução à análise de dados para mostrar como qualquer pessoa pode usar números para conhecer melhor seu público.
Painel
com Fernanda Wanderley, Samantha Reis, Gaia Maria de Melos e Carol Silva
Um bate-papo entre comunidades e profissionais da área, com diferentes trajetórias, para falar sobre dúvidas reais da transição de carreira, expectativas do mercado e aprendizados ao longo do caminho.
Para quem é este evento?
Pessoas que querem migrar para a área de Dados, mesmo partindo de outras formações · Quem está começando do zero e quer entender se área de Dados faz sentido para seu perfil · Pessoas em busca de orientação prática e referências reais de quem fez a transição de carreira
Carol Silva
Cientista de Dados na Winnin
Cientista de Dados na Winnin. Formada em Engenharia Elétrica e com mestrado na área de Ciência da Computação. Sonha em ser referência para mulheres e não-bináreis na área de Tecnologia. Atualmente carrega um vício por montar legos e cuidar da sua fazenda no stardew valley.
Fernanda Wanderley
Cientista de Dados Sênior na Kunumi e Co-Fundadora da MIA
Fernanda é formada em Ciência da Computação e Mestre em Inteligência Artificial pela UFRJ, Doutora em Inteligência Computacional pela UFMG e Google Developer Expert em Machine Learning. Gosta de tocar tamborim no carnaval e contribuir com projetos que incentivam grupos minorizados na tecnologia, sendo co-fundadora da MIA, embaixadora do WiDS Rio e colaboradora da PrograMaria.
Samantha Reis
Coordenadora de Dados no data_labe e professora na PretaLab
Samantha Reis, nascida e criada na Baixada Fluminense é física UFRJ e coordenadora de dados no data_labe, com atuação voltada para gênero, raça e território desenvolvendo pesquisas com impacto social e foco em políticas públicas. Também é educadora em ciência e tecnologia com uma abordagem contra colonial.
Gaia Maria de Melos
Cientista de Dados na Creditas
Minha carreira é uma mistura de humanas, exatas e muito caos organizado. Sou uma travesti formada em História pela Unesp e que migrou para a tecnologia, me formando em ADS e atuando como Cientista de Dados na Creditas. Nas horas vagas, dou aulas de programação e ajudo em projetos sociais. Sou uma pessoa neurodivergente, dona de dois gatinhos, e tenho como hobbies cozinhar, jogar e ler livros duvidosos.