Como a tecnologia pode ajudar a criar produtos e serviços acessíveis e inclusivos para todas as pessoas? Como é ser uma pessoa com deficiência atuando em tecnologia? Quais são os desafios e as potencialidades na construção de uma tecnologia anticapacitista? Quais as responsabilidades das pessoas que produzem tecnologia?
Cerca de 9% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência. Os dados da PNAD Contínua de 2022 mostram que o grupo de 18,6 milhões de pessoas apresenta maiores taxas de analfabetismo, de desemprego e informalidade, além de menor escolaridade e renda. Para se ter uma ideia, a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é bem baixa, 29,2% - percentual bem menor do que o de pessoas sem deficiência, 66,4%.
Esses dados mostram os efeitos de uma sociedade capacitista. O termo capacitismo vem do inglês “ableism” e diz respeito às discriminações por motivo de quaisquer deficiências: visual, auditiva, intelectual, motora, mental ou múltiplas, a partir da crença de que existem determinadas características e padrões considerados "normais” e quem não se encaixa nessa corponormatividade é uma pessoa inferior que deve ser “curada” ou “reabilitada”.
Esta edição do PrograMaria Encontros 100% online , em parceria com o Grupo Boticário, tem o objetivo de promover a discussão sobre o capacitismo na área tech, e a importância de pensar diversidade e inclusão em diferentes intersecções, passando por boas práticas, soluções e o que as empresas têm feito para a construção de uma tecnologia mais diversa e inclusiva para todas as pessoas. Traremos especialistas para compartilharem sua trajetória, atuação e pesquisa dentro desses temas! Este evento é voltado para todas as pessoas que queiram aprender mais sobre esse tema!
É uma pessoa com deficiência e está em busca por uma vaga na área tech? É uma ótima chance para conhecer melhor o Grupo Boticário, sua cultura e as oportunidades abertas!
19h00 - Abertura PrograMaria, com Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria
19h15 - Boas-vindas do Grupo Boticário, com Ruth Manoel, Expert de Diversidade e Inclusão no Grupo Boticário
19h30 - Palestra "Possível adjacente: acessibilidade na vida real.", Géssica Pereira, Data Scientist Specialist I no Grupo Boticário
19h45 - Palestra “Como o Grupo Boticário usa o Design Inclusivo no desenvolvimento de produtos”, com Juliana Gonçalves, Product Designer Specialist I no Grupo Boticário
20h00 - Painel “Por uma tecnologia anticapacitista”, com Janaína Bernardino, Product Designer Specialist II no Grupo Boticário, Tatiana Barros, Developer Relations Manager (relações com pessoas desenvolvedoras e comunidade técnica) na Meteor Software, Gisele Marques, Cofundadora do Café com Ellas e mediação de Simara Conceição, Desenvolvedora na Thoughtworks
20h50 - Encerramento
21h00 - Fim do evento
Painel “Por uma tecnologia anticapacitista”
com Janaína Bernardino, Product Designer Specialist II no Grupo Boticário, Tatiana Barros, Developer Relations Manager (relações com pessoas desenvolvedoras e comunidade técnica) na Meteor Software, Gisele Marques, Cofundadora do Café com Ellas e mediação de Simara Conceição, Desenvolvedora na Thoughtworks. Diversidade e inclusão falam de potência e inovação, de como criar espaços em que as pessoas sejam acolhidas e celebradas por serem exatamente como são. Este painel visa promover a importância do movimento anticapacitista na tecnologia, trazendo especialistas para compartilhar suas trajetórias e perspectivas sobre o tema, trazendo tendências, desafios e oportunidades, além de boas práticas e a responsabilidade das empresas e das pessoas para essa construção.
Ruth Manoel
Expert de Diversidade e Inclusão no Grupo Boticário
Expert em Diversidade e Inclusão no Grupo Boticário. Formada em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia do Trabalho, MBA em Gestão de Saúde, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 | Sócia Diretora da Vitally Fisioterapia e Treinamentos | Escritora na Newsletter quinta sem tbt (Linkedin). Cantora e compositora.
#ParaGeralVer
Foto de perfil: Ruth, mulher negra de cabelo curto e preto e olhos pretos amendoados. Usa conjunto azul e fundo com parede lisa bege.
Géssica Pereira
Data Scientist Specialist I no Grupo Boticário
Géssica Pereira foi a primeira Brasileira a fazer graduação como Engenharia na condição de cega, bem como a conquistar o grau de mestre na mesma área. Tendo recebido o bacharelado em Engenharia Elétrica em 2010 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o título de mestre em Engenharia Elétrica em 2015 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela se aperfeiçoou por 8 anos na área de pesquisa junto ao Instituto Lactec, atuando principalmente em projetos envolvendo Inteligência Artificial e Otimização no âmbito do setor elétrico nacional. Atualmente, ela aplica seus conhecimentos adquiridos em programação, banco de dados e modelagem de problemas complexos na cadeira de Especialista em Ciência de Dados no Grupo Boticário.
#ParaGeralVer
Foto de Perfil: Géssica é uma mulher branca, com cabelos lisos e longos. Usa uma blusa azul de renda e tem ao fundo uma parede lisa branca.
Juliana Gonçalves
Product Designer Specialist I no Grupo Boticário
Especialista em Design Inclusivo no Grupo Boticário. Formada em Comunicação Digital pela Unisinos/RS e pós em Design de Interfaces Acessíveis (UX e Acessibilidade Digital) na PUC-SP, sou designer de UX há 9 anos, mas foi em 2018 que conheci o tema de acessibilidade e encontrei o verdadeiro amor na profissão.
#ParaGeral
Ver Foto de perfil: Juliana, mulher branca de cabelo liso até os ombros e ruivo. Usa óculos e possui olhos pretos, veste uma camisa com detalhes florais e tem ao fundo árvores.
Janaína Bernardino
Product Designer Specialist II no Grupo Boticário
Depois de quase 20 anos de experiência com o design, e premiada pelo IF Design Awards (representando o Itaú na Alemanha, em 2018), e quando em 2019 já atuando com um time focado em acessibilidade digital, descobri que havia um tumor no crânio e após a cirurgia perdi a visão desde 2020, e me tornei uma pessoa com deficiência e com cegueira total. E ao contrário da sugestão de me aposentar por invalidez, decidi não só continuar, mas manter o brilho nos olhos e levar design inclusivo para o maior número de pessoas que eu pudesse. Atualmente ensino e compartilho minha vivência e os caminhos para uma sociedade acessível e inclusiva. Vamos fazer design inclusivo juntos?
Sou casada, mãe do Miguel Francisco, adoro café e sou uma pessoa muito além da deficiência que adquiri na visão e hoje represento as milhares de pessoas com deficiência que são extremamente capazes de trabalhar e serem produtivas, mas que ainda precisam de oportunidades. Sei do meu espaço, ainda assim de privilégio por ter adquirido a deficiência após ter estudado e com experiência profissional, o que não é a realidade de muitos e a partir disso posso apoiar em promover o espaço de fala de todos nós. E como uma boa designer, sempre recomendo, pergunte sempre ao usuário, ele pode ser uma pessoa diferente.
#ParaGeralVer
Foto de Perfil: Janaína, mulher branca de cabelo ondulado ate os ombros castanhos e olhos castanho com uma camiseta branca, ao fundo de uma parede com folhas verdes.
Tatiana Barros
Developer Relations Manager (relações com pessoas desenvolvedoras e comunidade técnica) na Meteor Software
Tatiana Barros é uma mulher neurodivergente apaixonada por tecnologia, arte e design. Seu objetivo é inspirar a comunidade tech através de iniciativas de inovação e empoderamento. Estuda sobre Cyberculturas, ocasional escritora de Scifi e entusiasta do Design de Interação. Tem se dedicado a criar e desenvolver peças interativas e sites imersivos com JavaScript e Processing. Trabalha como Developer Relations Manager na Meteor Software, incentivando a disseminação de conhecimento técnico através de palestras, meetups, artigos e documentação do Framework outros produtos do ecossistema JS. É colunista da Mídia Ninja, onde discute tecnologia, carreira e notícias de impacto social ligadas à tecnologia.
#ParaGeralVer
Foto de Perfil: Tatiana, mulher branca de cabelos ruivos ondulados até a altura dos ombros e olhos castanhos escuros. Usa óculos com armação e lentes transparentes e camisa verde e fundo também verde.
Gisele Marques
Cofundadora do Café com Ellas
Gerente de Projetos e Produtos de formação mas, seu coração bate forte é por Pessoas! Atualmente, toca o grupo Café com Ellas, uma rede de apoio para impulsionar a carreira de mulheres com deficiência.
#ParaGeralVer
Foto de Perfil: Gisele, mulher preta de cabelos cacheados escuros compridos e olhos castanhos escuros, com brinco de argola e camiseta rosa clara
Simara Conceição
Desenvolvedora na Thoughtworks
Desenvolvedora na Thoughtworks Simara Conceição tem background em marketing digital e fez migração de carreira para tecnologia após os 30 anos de idade. Atualmente ela é desenvolvedora de software na Thoughtworks e está se especializando em plataformas e nuvem. Além disso, ela faz um trabalho de educação e criação de conteúdo para ajudar a reduzir o gap de gênero e raça no mercado de tecnologia. Tendo ajudado a formar como programadoras mais de 500 mulheres pretas. E por causa desses esforços foi reconhecida como LinkedIn Top Voice Tecnologia e Inovação.
#ParaGeralVer
Foto de perfil: Simara, mulher negra sorridente de cabelos crespos. Usa óculos com armação preta, brincos de argolas, piercing de argola no nariz e colar curto no pescoço. Usa também um blazer azul claro, com top rosa e calça jeans clara. O fundo é acinzentado.
Iana Chan
CEO e Fundadora da PrograMaria
Apaixonada por tecnologia e educação, formada em jornalismo pela ECA/USP, é fundadora da PrograMaria, negócio de impacto social com a missão de trazer mais diversidade de gênero para a área da tecnologia e eleita a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards, além de ter recebido o Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia. Trabalhou em grandes empresas como Editora Abril, Fundação Victor Civita e na Liga Ventures. Foi considerada pela revista Wired como uma das 50 pessoas que expandiram a criatividade no Brasil e foi eleita Profissional Tech do Ano pelo Prêmio Mulheres Que Transformam.
#ParaGeralVer
Foto de perfil: Iana, mulher amarela de cabelos lisos pretos e compridos. Está usando óculos com armação vermelha e brincos de argolas. Usa uma camiseta azul marinho com os nomes das divas da programação: Lovelace, Hopper e Vaughan. O fundo é um vidro com reflexo de árvores.
Somos uma Love Tech. Estamos construindo um ecossistema inovador que coloca as pessoas no centro, formado por 3 elementos-chave: beleza, inovação e interação humana. É assim que combinamos amor e tecnologia para fazer beleza e, por meio dela, criar oportunidades para transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor. Unimos tecnologia e inovação para reinventar o futuro da beleza no agora. Somos a maior franquia de beleza do Brasil, o maior e-commerce de beleza brasileiro e a marca de cosméticos mais amada do país. Além disso, somos:
a 6a empresa de beleza mais sustentável do mundo, a 2a empresa mais responsável com meio-ambiente, sociedade e governança do Brasil;
a 7a empresa com melhor reputação no Brasil;
a 5a melhor empresa para trabalhar no ranking étnico-racial;
uma das melhores empresas para mulheres trabalharem.
Esta iniciativa é realizada pela PrograMaria, com apoio da Grupo Boticário.
A PrograMaria é um negócio de impacto social com a missão de aumentar a diversidade na tecnologia. Focada na formação e no engajamento de mulheres cis e trans, e outros gêneros minorizados, promovemos, em parceria com empresas, eventos, cursos e outras soluções que impulsionam conexões e oportunidades para esses talentos. Foi acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora e residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia, além de ter sido reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019 e pelo Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia em 2021.