Quais os primeiros passos para embarcar no incrível mundo da área de dados? Qual o impacto dessa área no mercado de trabalho e na sociedade? E, principalmente, por onde começar?
A quinta edição do relatório Futuro do Trabalho, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), destaca tendências que moldarão o mercado entre 2025 e 2030. Entre os principais cargos em ascensão globalmente, Analista e Cientista de Dados ocupam a 11ª posição. No Brasil, 53% das empresas já identificam as habilidades tecnológicas como uma prioridade para os próximos anos, reforçando a necessidade de preparar profissionais para essa nova realidade.
Se você está em transição de carreira e busca novas oportunidades, a área de dados pode ser um caminho promissor! Com um mercado aquecido e uma demanda crescente por profissionais qualificades, essa é uma excelente opção para quem quer migrar para um setor inovador e cheio de possibilidades. Até mesmo para aplicar esses conhecimentos no seu próprio negócio, entender como os dados impactam as decisões das empresas pode ser um grande diferencial.
Esta edição do PrograMaria Encontros 100% online, é voltada para todas as pessoas que querem aprender mais sobre dados, seja para quem está em transição de carreira, alguém que já atua no meio digital ou até mesmo quem empreende e tem curiosidade sobre o tema. Vamos conversar com especialistas, explorar cases que usam dados para melhorar a vida das pessoas e, o melhor: anunciar novas bolsas de estudo para que você possa dar seus primeiros passos com apoio e direcionamento gratuitamente.
E aí, preparade para embarcar nessa jornada pelo universo dos dados? Vem com a gente!
19h00 - Abertura PrograMaria, com Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria
19h15 - Palestra "Carreira em Dados: tendências e desafios para evoluir no mercado", com Jéssica Santos, Cientista de Dados Especialista na Winnin
19h35 - Momento de Perguntas e Respostas
19h45 - Novidades na PrograMaria!
19h55 - Palestra "Quando os Dados encontram o jornalismo investigativo", com Bianca Muniz, Analista de dados na Agência Pública de Jornalismo Investigativo
20h10 - Palestra "Uso de Dados e IA para detecção precoce de câncer em exames de rotina", com Suzylaine Lima, Cientista de Dados na HUNA
20h25 - Encerramento
com Jéssica Santos
A área de dados está em constante transformação, e o que era essencial há alguns anos pode não ser mais suficiente hoje. Nesta palestra, Jéssica Santos, Cientista de Dados, vai explorar o que realmente importa para construir uma carreira sólida, como as diferentes áreas da profissão se complementam e quais as mudanças mais significativas nos últimos anos. Se você quer entender o que precisa dominar para ingressar, as diferentes carreiras dentro da área e como crescer, esta é a oportunidade perfeita!
com Bianca Muniz
Esta palestra apresenta como a Análise de Dados pode ser aplicada no jornalismo investigativo, mostrando seu papel na produção de reportagens. A partir de estudos de caso, Bianca Muniz, Analista de Dados da Agência Pública, vai discutir o dia a dia do Jornalismo de Dados, além dos desafios e impactos deste trabalho. Também será abordada a integração de Dados em diferentes áreas do conhecimento, explorando como essa habilidade pode ser utilizada em diversos contextos profissionais e auxiliar em uma transição de carreira.
com Suzylaine Lima
O uso de Inteligência Artificial e análise de Dados em exames de rotina permite a criação de estratificadores de risco, identificando padrões sutis associados ao desenvolvimento de câncer. Suzylaine Lima, Cientista de Dados, falará sobre como essa abordagem otimiza a triagem e possibilita intervenções mais eficazes, incluindo principais cuidados e desafios.
Jéssica dos Santos
Cientista de Dados Especialista na Winnin
Possuo Mestrado em Sistemas de Informação, com linha de pesquisa em Inteligência de Sistemas. Meu projeto foi usar Modelos de Atenção Visual baseados em Reconhecimento de Padrões para identificar o Autismo. Atuei como Cientista de Dados em empresas do mercado financeiro, imobiliário e setor de saúde. Atualmente atuo na área de marketing como cientista de dados especialista na winnin. Também participo de projetos que incentivam mulheres na carreira de Cientista de Dados, sendo embaixadora do Women in Data Science (WiDS) São Paulo desde 2019, e co-fundadora do Mulheres em IA (MIA), comunidade criada em 2020 durante a pandemia para abraçar e incentivar as mulheres na área.
Bianca Muniz
Analista de dados na Agência Pública de Jornalismo Investigativo
Analista de Dados na Agência Pública de Jornalismo Investigativo. Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com periodo de intercâmbio em Empreendedorismo e Inovação na Universidade do Texas em Austin, e especialista em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e graduada em Biomedicina pela mesma instituição.
Suzylaine Lima
Cientista de Dados na HUNA
Sou graduada em Sistemas de Informação pela EACH-USP e mestre em Sistemas Complexos pela mesma instituição. Durante a graduação, fui bolsista dos programas Aprender com Cultura e Extensão e Bolsa Unificada, atuando em projetos de pesquisa e extensão. Minha trajetória acadêmica e profissional é voltada para a análise de séries temporais e aprendizado de máquina, explorando abordagens inovadoras para modelagem de dados em sistemas complexos, com aplicações na área da saúde.
Iana Chan
CEO e Fundadora da PrograMaria
Apaixonada por tecnologia e educação, formada em jornalismo pela ECA/USP, é fundadora da PrograMaria, negócio de impacto social com a missão de trazer mais diversidade de gênero para a área da tecnologia e eleita a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards, além de ter recebido o Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia. Trabalhou em grandes empresas como Editora Abril, Fundação Victor Civita e na Liga Ventures. Foi considerada pela revista Wired como uma das 50 pessoas que expandiram a criatividade no Brasil e foi eleita Profissional Tech do Ano pelo Prêmio Mulheres Que Transformam.
A PrograMaria é um negócio de impacto social com a missão de transformar a tecnologia, promovendo mais diversidade, inclusão e justiça.
Focada na formação e no engajamento de mulheres cis e trans, e outros gêneros minorizados, promovemos, em parceria com empresas, eventos, cursos e outras soluções que impulsionam conexões e oportunidades para esses talentos.
Foi acelerada no programa Itaú Mulher Empreendedora e residente da Estação Hack, parceria entre Facebook e Artemisia, além de ter sido reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards, pelo Prêmio Geração Glamour na categoria Tecnologia e vencedora da Etapa Brasil do World Summit Awards 2023 na categoria "Aprendizagem e Educação"